A páscoa e o chocolate segundo a história, teve origem há alguns séculos, por volta de 600 a.C. Sendo produzido inicialmente pelos mesoamericanos (Astecas e Maias) que ocupavam principalmente o espaço do México. O cacau era considerado um presente dos deuses, tendo relação com sabedoria e conhecimento, além de serem servidos em taças com “tchocolath” para comemorações e festividades relacionadas à colheita do cacau, portanto o consumo do “Theobroma Cacao” era principalmente limitado aos mais ricos, a palavra grega “Theobroma” significa “alimento dos deuses”.
Mais tarde esses povos foram colonizados por espanhóis, liderados pelo explorador Hernando Cortez, que levou o chocolate para a Europa e por volta do séc XVIII o alimento foi reconhecido e batizado como “Theobroma Cacao o alimento dos deuses” pelo botânico Carlos Linnaues, que estudou a trajetória do chocolate em meio a história dos povos.
Porque ovo?A ideia do ovo de chocolate também surgiu no séc XVIII, quando após a chegada do chocolate na Europa, confeiteiros franceses resolveram esvaziar ovos e preenchê-los com chocolate, portanto o ovo que tem significado de fertilidade, somado ao chocolate que foi batizado como alimento dos deuses, passando a ser então um dos símbolos dessa data que é a páscoa. Uma data que comemora o nascimento, a fertilidade e a união diante das mais variadas crenças e povos.
Convidamos vocês a compartilharem conosco o significado que a páscoa tem dentro de suas vidas e de suas famílias, vocês costumam consumir mais chocolate nesse período do ano?
- Melhora o humor. Um dos maiores benefícios do cacau é, sem dúvidas, melhorar o humor,portanto coma chocolate.
- Fonte de antioxidantes. O cacau é um alimento riquíssimo em flavanoides, um conhecido antioxidante natural.
- Rico em ferro. O ferro é um mineral muito importante para o organismo humano.
- Controle da ansiedade.