Descrição
O Amaranto (Amaranthus cruentus L.) é um pseudocereal da família das amarantáceas onde existe mais de 60 espécies. É originária da América Central, sendo de grande importância para uma dieta equilibrada e saudável. Excelente alternativa para celíacos, vegetarianos e pessoas que desejam acrescentar mais saúde ao seu prato de maneira simples e prática.
Apresenta alto valor nutricional. É rico em proteínas e aminoácidos essenciais (como a lisina), vitaminas do complexo B, vitamina C e E, cálcio, fósforo, ferro, zinco e fibras. Os grãos de Amaranto são selecionados com o mais alto padrão de qualidade, 100% natural e sem adição de aditivos, preservando seus nutrientes essenciais.
Os pseudocereais- o amaranto, a quinoa e o trigo sarraceno- não pertencem à família dos cereais (gramíneas) mas que têm características similares. Sobretudo o facto de serem boas fontes de hidratos de carbono. No entanto, não ficam por aqui, muito mais há a dizer acerca destes alimentos, por exemplo que têm um bom teor de fibra associado a uma percentagem de proteína invejável, considerando que se trata de alimentos de origem vegetal. Neste aspeto, superam visivelmente os cereais, tanto em quantidade como na qualidade da sua proteína: trata-se de proteína completa, ao contrário da presente nos cereais, que é deficitária em alguns aminoácidos (unidades estruturais das proteínas), sobretudo lisina, triptofano e treonina, que são essenciais ao nosso organismo, pois este não os produz.
É muito comum falar dos benefícios de juntar arroz e feijão, tão típico na cultura brasileira, com o intuito de obter proteína completa, visto que ao arroz falta uma parte da mesma. no que respeita aos “pseudocereais”, esta preocupação não é necessária. Há́ ainda que destacar a ausência de glúten nestes alimentos, o que, como vimos antes, é uma vantagem de elevado destaque.